Skip to content

Arnaldo Jabor e as redes sociais virtuais (tweeter,blogs,orkut,etc)

06/11/2009

redes sociais

Recentemente Arnaldo Jabor escreveu uma matéria criticando amargamente as redes sociais virtuais como twitter, Orkut e blogs entre outros. As reações indignadas ao velho lobo das telonas não deixam de ser engraçadas. Com a acidez exposta quase diariamente nas diversas mídias nas quais trabalha, Jabor vai de certa forma assumindo a herança deixada pelo impagável Paulo Francis no que ele tinha de mais cáustico e irônico em apontar mazelas que a sociedade nem sempre admitia serem expostas. Quando Francis revelou publicamente os paradoxos e contrastes do então candidato Lula, uma legião de defensores xiitas se levantou contra o jornalista, que do alto de sua torre de cristal construída por uma carreira respeitada ria-se a valer dos opositores e incendiava ainda mais a polêmica.

twitterJabor, com suas críticas acirradas, faz lembrar o saudoso Francis em sua amargura e mau humor. Desconfio muito da profundidade de tais sentimentos. Aliás, há cerca de dois anos tive a oportunidade de conhecer Jabor quando nos hospedamos no mesmo hotel em Madri e ele revelou-se uma pessoa dócil e extremamente simpática. De início quando  cruzamos no saguão do hotel, ele me olhou com aquele ar ressabiado de celebridade cuja privacidade foi invadida, mas quando percebeu que eu não tinha a menor vocação para tietagem, foi abrindo a guarda e travamos alguns diálogos interessantes entre chegadas e saídas na agitada capital espanhola.

Quanto aos comentários de Jabor sobre as redes sociais, o próprio jornalista reconhece a importância da democratização da internet para a sociedade brasileira, ainda que critique a apologia à mediocridade que essas mídias fazem. orkut-logoEntretanto, quando somos informados que cerca de 17% dos norte-americanos escrevem seus posts do twitter no banheiro não há  como deixar de dar certa razão a Jabor em seus comentários, principalmente quando ele se queixa de textos apócrifos que circulam pela rede e  cuja autoria são atribuídas a ele.

wordpress-logo-300x300No mais, deixemos Jabor desfrutar de seu aparente ostracismo digital, pelo simples fato de que parte dos artigos escritos legitimamente pelo autor são publicados na internet, ou seja, ele próprio serve-se do “monstro” ao qual critica. Preocupante será o dia em que nosso país, por vezes tão imaturo e ansioso em sua busca pela modernidade, não tiver mais vozes contrastantes como a de Francis ou Jabor que para parafrasear Jorge Benjor acabam por cumprir a função de síndicos deste edifício chamado Brasil.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 07/11/2009 5:23 PM

    Meu caro Adílson.

    A cripta, entre outras coisas, é um túmulo. Seria o críptico aquele nela enterra?

    A cripta, entre outras coisas, é uma capela. Seria o críptico o sacerdote que nela prega?

    A cripta, entre outras coisas, é um abrigo de relíquias. Seria o críptico aquele que nela deposita seus tesouros?

    Abraços e parabéns
    Rodrigo Farah
    http://blogsemblogs.blogspot.com

    • 09/11/2009 10:47 AM

      Caro Rodrigo,

      Seu comentário parece ter sido grafado dentro de uma cripta, ou seja, criptografado…obrigado por estar por perto, amigos como você fazem a gente ir adiante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: