Skip to content

Beatles remasterizado – O som que os anjos emitem quando dão risada…

08/11/2009

beatles remasteredHá duas semanas a coleção remasterizada dos Beatles veio parar nas minhas mãos. Confesso constrangido que não foi por vias tradicionais. Na minha profissão, editor, valorizar os direitos autorais alheios ultrapassa a questão moral, é caso de sobrevivência…mas para lançar mão de eufemismos,
 digamos que a Internet parece com pé de manga na beira da estrada, não tem dono, é uma delícia saborear dos seus frutos e até prova em contrário está ali para isso mesmo. Para bom entendendor meia  palavra basta, mudemos de assunto, ou melhor, voltemos para ele. O caso é que não sou dos felizardos que puderam curtir os Beatles quando os quatro rapazes de Liverpool ainda andavam juntos pela Terra. Conheci os Fab four na década de 70, quando o eco das canções deles ainda retumbava fresquinho nos ouvidos do mundo. Tinha oito anos de idade e sabia de cor a letra de “Hey Jude”. A década de 80 chegou com suas incompreensíveis meias soquetes, os 90 foram engolidos pela mediocridade do mundo, o ano 2000 passou rápido com um frio no estômago na expectativa se o mundo ia se acabar destruído pelo bug do milênio, e por fim aportamos nesses desbotados anos , mais precisamente 2009.  Eu,  que fui da geração dos CDs tive que esperar mais de 30 anos para ouvir o som que os anjos emitem quando dão risada, ou seja, a música dos Beatles remasterizada .
O som dos Beatles, nos CDs disponíveis no mercado mundial assemelhava-se a ouvir uma sinfonia de Beethoven num radinho de pilha. Com o trabalho primoroso feito pelos engenheiros de Abbey Road para essa remasterização, a alegria e criatividade dos quatro rapazes explode em milhares de sutilezas sonoras coloridas.
Cada canção, cada acorde dessa coleção revela a genialidade dos meninos com uma precisão para audiófilo nenhum botar defeito. Em algum lugar do éter, John Lennon e George Harrison sorriem enquanto na Terra, os dois beatles remanescentes Sir Paul McCartney e o neo eremita Ringo Starr que faz questão de estar longe dos spots, desfrutam de um fenômeno do qual participaram e que se mostra bem maior do que eles todos juntos.
beatles remastered2A coleção inteira está estupenda, mas é no trabalho mais cultuado dos Beatles, o Sgt. Peppers, que entendemos um pouco mais das razões que levaram este álbum a se tornar um marco da cultura pop de todos os tempos. Nele, a pasteurização acústica da tecnologia utilizada para transferir as faixas de LP para CD cede lugar a um carnaval psicodélico de arranjos sutis e geniais que justificam a fama do trabalho. Escutando os Beatles remasterizados concluímos que nossos pais, que tiveram acesso à riqueza sonora dos LPs, eram felizes e sabiam. Ao mundo, resta redescobrir o óbvio, os Beatles são geniais e ponto.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Ricardo Ribeiro permalink
    16/11/2009 10:41 AM

    Adilson, olá!
    Muito bom o seu texto sobre os remasters dos Beatles. Comprei as versões mono e stereo, mas confesso que ainda não escutei. É que ainda estou ouvindo uma edição especial de vinis que a Mobile Fidelity lançou em 1982 e que consegui comprar pelo Ebay – foram lançados só 25 mil na época. A qualidade é impressionante. Nunca tinha ouvido os Beatles de maneira mais clara e perfeita. Até porque os cds anteriores têm uma qualidade sofrível e os vinis brasileiros, também. Estou ansioso para ouvir os novos cds. Se tiverem a mesma qualidade dos vinis da Mobile, vou ficar muito feliz. Até porque não sou egoísta e quero ver todo mundo ouvindo Beatles da maneira certa. A magia dos caras precisa ecoar de forma precisa.
    Aliás, acho sinceramente que um dia eles vão virar santos. E merecem. Duvido que outros santos tenha feito tão bem pra humanidade.

  2. 16/11/2009 11:03 AM

    Olá Ricardo,
    Obrigado. Tomara que você tenha tempo logo de conferir, os remasters estão muito bons mesmo. Só para você ter uma idéia, tenho dois amigos deficientes visuais e músicos, eles possuem uma sensibilidade auditiva acima da média e adoram os Beatles, quando mostrei o som remasterizados para eles, quase foram à loucura. Quanto ao seu desejo de que mais pessoas tenham acesso a esta maravilha, concordo plenamente, os Beatles já extrapolaram qualquer fenômeno para se tornar um patrimônio da Humanidade. Boa semana para você e felicidades.

    Adilson

  3. 06/09/2010 2:36 PM

    Ahh, é uma pena que meus pais não entendam o quão grandioso é isso para mim. Por mais que implore, eu sei que de nenhum jeito eles vão se deixar levar a comprar os remasters…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s