Skip to content

Amigo Secreto – Dicas para sair bem no retrato

30/11/2009
Com a chegada do final do ano, muitas empresas, escolas e clubes se tornam palco da tradicional brincadeira do amigo secreto.Segundo a Wikipédia, esse tradicional costume de origem nórdica  se popularizou na depressão de 1929 como uma maneira simpática de economizar com os presentes de Natal. Se você já entrou na brincadeira ou está pensando em participar, não perca as dicas e sugestões desse artigo.

Os bilhetinhos

Não confunda a caixa de correspondência do amigo secreto com uma tribuna livre ou muro de escola. Escreva alguns bilhetinhos com discrição, deixe a veia poética para os mais desavisados. Escrever dezenas de bilhetes é sinal de que alguém está com falta do que fazer. Bilhetes ofensivos ou declarações de amor são perigosos por duas razões, alguém pode reconhecer a letra ou pior, acreditar no conteúdo deles. Cuidado redobrado.


Xiiiii, eu tirei o meu chefe!
Respire fundo. Essa não é uma tarefa das mais fáceis. Se você caprichar no presente, corre o risco de passar por “puxa-saco” entre seus colegas, se der uma lembrancinha daquelas que parecem ter vindo de brinde no doce da padaria quem pode ficar chateado é o seu chefe, o que definitivamente não é bom para a saúde de ninguém. O jeito é escolher um presente bem exótico, uma estatueta da deusa “kpur-kpur” das  ilhas baixas dos países altos ou um incrível massageador sub-cutâneo anti stress.  Seu chefe certamente vai demorar uns bons meses para entender do que se trata e além de você ficar com fama de criativo, ainda pode espalhar “à boca pequena” que na verdade comprou o presente na barraquinha de um camelô. Sucesso garantido.

Eu sou o chefe, e agora, o que faço?
Prepare o bolso. Mesmo que a brincadeira tenha valor estipulado para presente, ele não serve para os chefes. Trate de comprar um presente caro e vistoso para não ganhar fama de muquirana entre seus funcionários. Aumente a meta para o próximo ano, corte o cafezinho, faça  o que for necessário para recuperar o prejuízo ou conforme-se com ele.

Meu amigo secreto é…um  chato!
Lembre-se do espírito natalino, nada de vinganças e golpes baixos. Nem pensar na camiseta do time adversário do sujeito ou num pijamas com motivos de gazelas saltitantes. Nesse caso, melhor ir pelo básico. Dois ou três pares de meia, um cinto ou uma gravata se for homem, uma caixa de chocolates ou uma bolsa se for mulher. Se não resistir à tentação, o máximo que pode fazer é escolher de propósito  uns três números a mais ou a menos do que seu amigo secreto veste só para ter o gostinho de trocar o presente depois caso ele tenha coragem de te avisar que não serviu.

Eu não conheço meu amigo secreto!
Investigue  o máximo que puder. Escreva bilhetinhos, fique de olho na mesa dele em cada oportunidade que tiver. Se mesmo assim não conseguir descobrir nada,o jeito é comprar um presente “genérico”, um marcador de páginas, um vaso,uma planta ou  um vale presente do shopping mais próximo. Se não acertar em cheio, também não vai errar.

Meu amigo secreto é aquela loura estonteante do andar de baixo!
Por mais que você queira comprar uma lingerie num sexshop só para dar entender pra todo mundo que vocês dois são “íntimos”, não faça. É ruim para sua reputação e para o currículo. No mais, ninguém ia acreditar mesmo.Se quiser arriscar, dê  um biquini sumário ou uma mini-saia  e torça para ela usar na piscina da festinha de fim de ano ou num desses dias escaldantes de verão.

A troca de presentes
Na hora de descrever seu amigo secreto, cuidado para não pesar a mão. Utilizar expressões do tipo “rolha de poço” ou “perna de saracura” podem ser úteis para os colegas adivinharem quem é o seu amigo secreto, mas não ajudam nem um pouco no relacionamento profissional. Dê preferência a descrições mais simpáticas tais como “excelente colega de trabalho”, “criativo e dinâmico”  que podem até ser mentira mas serão mais úteis se um dia você precisar de um aliado.
Observe com atenção os atores televisivos na semana que antecede a entrega do amigo secreto, eles tem muito a ensinar.
Pratique em casa com os parentes para que ninguém perceba a  sua cara de decepção quando você abrir o  presente e se deparar com aquele minúsculo objeto multicolorido na sua frente ou com um presente que custou dez vezes menos do que aquele que você deu. Faça um ar melodramático, segure o objeto enigmático com firmeza entre as mãos, dê um passo para trás e no melhor estilo teatral, diga bem alto “Como você adivinhou? Era exatamente o que eu queria!”  Nos próximos anos, todos vão querer tirar você de amigo secreto.

Links sobre o tema

Dicas de presentes de amigo secreto do tamanho de seu bolso

Alguns dos presentes mais cobiçados

Alguns dos presentes mais caros do mundo











Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 30/11/2009 1:23 PM

    Parceiro, valeu pelo link. abraço

  2. 03/12/2009 10:28 AM

    Caro senhor Consultor.
    Trabalho no térreo.
    Assim, se eu pegar a loura estonteante do andar de baixo, será a prima do capeta.
    Mesmo assim você acha que vai pegar mal se eu der prá ela aquela langerrí do sécsxóp?

    • 03/12/2009 10:53 AM

      Caro consultado,

      Acho que não pega mal, mas aconselho antes duas coisas:

      – Primeiro, veja se ela não parece muito com o primo dela

      – Segundo, fale com o capeta para ele reservar um canto procê pois se a loura é prima do capeta,
      imagine quem não vai ser a sua sogra?

      Espero ter contribuído para solucionar um dilema tão quente…

      • Miguel permalink
        03/12/2009 3:57 PM

        uhauhduhasuhdahusd Mando bem na resposta hahahaha!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: