Skip to content

Casas Bahia e Grupo Pão de Açucar – A complexa geografia dos negócios

06/12/2009

Quando eu era menino, costumava ir na matriz das Casas Bahia no   centro de São Caetano do Sul para tomar sorvete. Nessa mesma época, as compras de natal da minha mãe eram para mim uma deliciosa aventura – tomávamos o trem, descíamos na estação da Luz em São Paulo e após um bom tempo de caminhada chegávamos ao destino – o Mappin da Rua Barão de Itapetininga. Para os olhos de uma criança de cinco anos de idade, aquilo era o máximo em termos de diversão – gente andando de um lado para o outro, pilhas de caixas coloridas, objetos enigmáticos espalhados pelos andares da loja e principalmente os elevadores, um espetáculo à parte com direito a frio no estômago e paradas bruscas.
O tempo passou e muita coisa mudou, nem tudo foi para melhor. Cresci, minha mãe faleceu, o Mappin foi vendido para logo em seguida ser extinto e agora recebo a notícia de que o Grupo Pão de Açucar comprou as Casas Bahia.

0

0

Elevador Lacerda (Bahia)

A geografia dos negócios é um assunto complicado. Vejamos. A Bahia é um Estado famoso pela hospitalidade, pela simplicidade de seu povo. As casas Bahia também. Durante o meio século em que esteve no mercado, a “lojinha”  do polonês sr. Samuel Klein soube canalizar como ninguém os anseios de uma população de baixa renda, ávida em participar da ciranda do consumo mas sem o poder de compra das classes sociais mais abastadas. As Casas Bahia,para esse perfil de consumidor, tem sido um oásis no deserto ao oferecer a possibilidade de comprar aquele objeto do desejo em suaves prestações. Essa estratégia, reconhecida até mesmo fora do Brasil (veja referência no final da crônica sobre o assunto), tornou-se tão popular que foi citada até mesmo em músicas – quem não se lembra do refrão dos Mamonas Assassinas “A minha felicidade é um crediário nas Casas Bahia”? Para citar uma das mais populares .

0

Bondinho 1912/2008

O Pão de Açucar, célebre morro da cidade do Rio de Janeiro, é um bloco único de uma rocha proveniente do granito, que sofreu alteração por pressão e temperatura e possui idade superior a 600 milhões de anos. Em 1912 ganhou um teleférico, o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo e tornou-se uma das principais alavancas do turismo nacional, sendo conhecido como a Jóia Turística da Cidade Maravilhosa. Apesar de pertencer democraticamente a todos os cariocas, não deixa de ser um símbolo associado  às classes A e B, que possuem mais condições de acesso ao turismo.

o

o

 O Grupo Pão de Açucar, cuja gênese, ao contrário do que o nome pode sugerir, não se deu no Rio de Janeiro,mas em São Paulo, foi fundado pelo português Valentim dos Santos Diniz inicialmente como uma panificadora, depois doceria, empório e finalmente  em 1952 como supermercado. O perfil de clientes do grupo, embora admita variações, está centrado nas classe A e B.

o

o

Juntando as partes – As casas Bahia foram vendidas para o Grupo Pão de Açucar. Uma, especializada em atender a população de baixa renda, o outro, focado nos clientes da classe média. A pergunta que não quer calar, será que a Bahia cabe dentro do Pão de Açucar? Somente o tempo dirá. Da minha parte, gostaria de dar um recado ao Sr. Abílio Diniz,atual presidente do grupo. Caro Sr. Abílio, a vida tem sido dura sem a insuperável macarronada com frango que mamãe fazia, já não temos mais o Mappin nem a Mesbla, veja lá o que o senhor vai fazer com as Casas Bahia!

o

o

0

Referências utilizadas para a crônica

Bondinho do Pão de Açucar

Casas Bahia

Grupo Pão de Açucar

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. fernando b dos santos permalink
    18/12/2009 11:16 PM

    gostei muito da historia e espero que o sr abilio escutasse o recado e não acabe com as casas bahia.

    • 20/12/2009 4:30 PM

      Fernando,
      Uma das maravilhas da internet é justamente esse acesso fácil e democrático para as pessoas que a utilizam. Talvez o Abílio já tenha até lido a crônica, talvez não, por enquanto não respondeu…abraços,

  2. 22/02/2010 7:01 PM

    recado/recado/recado/…..alô alô!…..respondeeeeeee
    sr: SAMUEL KLEIN E DESCENDENCIA.
    que vergonha !!!! vcs tem ideia da bagunça , papagaiada,porcalhada que estão fazendo com sua rede de lojas?????sksksksk!!!!!!ta um bordel. moveis que não sao montados dentro do prazo, gerentes de lojas que saem de ferias em plena alta temporada de compras em mega liquidaçoes e deixam incompetentes em seu lugar e lavam as mãos como pilatos qdo o problema chega ate eles.sksksksk!!!!!vendedores que que não sabem fazer calculos e depois o cliente que tem que andar…e poe andar nisso pra ser ressarcido …e olhe lá !!!mercadorias vendidas online aquelas bem (((ferradas ))) mesmo do estoque..sabe ? sksksksks!!!!
    onde esta o sr: sr: SAMUEL KLEIN?…. kd seu interesse pelo seu propio patrimonio?
    onde está a DEDICAÇÃO TOTAL A VC ? começe a se interessar pela sua central de atendimento ao consumidor e pela filial de rio claro sp. gerente silvio que qdo era vendedor vendia a alma ao diabo pra agradar o cliente venha ver hj a competencia dele na arte de se dedicar ao cliente.quebra pau dentro da loja ((( direto e reto e fila pra bater no gerente )))sksksksksk!!! procure num dicionario a palvra derradeira…porque esta foi a ultima e derradeira vez que compro numa de suas lojas.sksksksksksk!!!!

  3. 10/08/2010 6:45 PM

    Amanhã, 11/08/10, vou cancelar compra de uma lavadora, quase concluída, na loja do Ponto Frio, situada na Av. Jerônimo Monteiro, 825, Portal da Glória, bairro da Glória,Vila Velha-ES, em virtude da pane no sistema de informática, que sucedeu de 10h00 até as 14h30min.
    UMA INDAGAÇÃO: POR QUE O PONTO FRIO RETROCEDEU APÓS A SUA AQUISIÇÃO PELO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR ???
    GOSTARIA DE UMA RESPOSTA.

  4. 18/05/2011 6:33 PM

    Prezado Adílson, o meu comentário não é a respeito da empresa citada, mas, sim, acerca de erro que o Ministro da Educação cometeu, que, nem num retrocesso até Cabral, iremos encontrar algo similar. A função da escola é começar pela alfabetização e preparar o aluno para ser bem sucedido num vestibular. Isto lhe propicia a escolha de uma profissão após a diplomação. O que fez o atual (18/05/11) Ministro da Educação? Autorizou a distribuição da obra “didática” POR UMA VIDA MELHOR com erros do tipo: “Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado”. Milhões distribuídos num total de 4.236 escolas. A “pedagoga”, sua representante, em Canal de TV contestou que houvesse erros na obra citada, em nome de liberdade de expressão. É o fim, Adílson. Hélio Albano da Costa, e-mail citado acima ou helio.albano@hotmail.com. (Sou apartidário, Adílson).

  5. 18/05/2011 6:52 PM

    A TAM NÃO PAGA

    A empresa aérea TAM, desde de dezembro/10 está para me devolver a importância de 304,00 e até hoje( 18/05/11) não o fez, Adílson. Não obstante o valor seja irrisório, pretendo acioná-la na Justiça, caso não seja cumprido o prazo que me foi passado. A funcionária Ana Carolina, por sinal muito gentil e competente, me atendeu na data de 12/05/11 e garantiu que tal valor será pago. No máximo 30 dias, os 304,00, acrescidos de juros, serão creditados na minha CC do BB.
    Hélio Albano da Costa. E-mail: helio.albano@hotmail.com

  6. 18/05/2011 7:04 PM

    E L O G I O

    Diferentemente da Empresa Aérea TAM, a Firma que representa a B M W aqui no meu estado me ressargiu, em se tratando de valor bem mais elevado, o qual eu havia dispensado, em virtude de não recair nenhum ônus ou débito sobre a Firma em apreço. Considerei, Adílson, um brinde, um presente !!! Os representantes da B M W têm uma postura honesta e honrada.

    Hélio Albano da Costa . E-mail: ilhoe.albani@hotmail.com

    • 17/11/2012 4:57 PM

      Oi Ilhoe,

      Casos assim infelizmente são muito raros e por isso devem mesmo ser divulgados! Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: