Skip to content

Dalva e Herivelto : um banho de emoção

05/01/2010

atorespersonas

Segunda-feira, dia 04 de Janeiro. O relógio avança, a noite chega. Começamos o ano envoltos em tragédias provocadas pelas chuvas no litoral, uma sensação estranha de que a liberdade de ir e vir pelo mundo tornou-se refém da intolerância humana. Feliz ano novo? Veremos.  Resta-nos a ficção dos cinemas, da televisão, mesmo transitando entre a medíocridade e a genialidade, a arte dos nossos dias abre clareiras  nas densas trevas da realidade. Essa é a promessa da nova minissérie, presente na beleza das cenas que os comerciais deixaram entrever, possível na riqueza do tema.

0,,33792716-FMM,00

A novela “chap chap” do Manoel Carlos estica-se nas suas obviedades e finalmente a tela se ilumina com as cores da história passional de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Logo nos primeiros minutos a figura do ator Fábio Assunção surge feito uma fênix. Ele que submergiu da luta contra as drogas enfrenta agora um desafio bem mais ameno e tranquilo – encarnar o cantor e compositor Herivelto Martins. As cenas se sobrepõem e aos poucos o ator vai diminuindo e o personagem cresce.  Quando Adriana Esteves surge, qualquer dúvida sobre a possibilidade de uma atriz conhecida conseguir ceder o necessário espaço para a personagem se esvanece no ar. Adriana está mais Dalva do que qualquer uma poderia ser e logo se nota que a atriz trabalhou duro para dar sopro de vida à uma mulher cuja estatura foi maior do que a própria voz aveludada.

dalva_herivelto

Assim, por mais de uma hora, embalamos em um tempo que a geração atual não conheceu mas do qual certamente sentirá saudades, seja pelo glamour do Cassino da Urca, reconstruído com perfeição na minissérie, seja pela dimensão humana da história do casal cuja vida foi um carrossel de paixões, seja por personagens saudosos do passado tais como Grande Otelo e Araci de Almeida que desfilarão na frente das câmaras essa semana.

O figurino perfeito, o ambiente urbano do Rio de Janeiro da década de 30 recriado por computação gráfica e os detalhes de decoração mostram que a indústria cinematográfica e televisiva em nosso país merece o prestígio internacional que alcançou nas últimas décadas.

Nosso país, conhecido pela falta de memória, ganha com a iniciativa de proporcionar às novas gerações a oportunidade de conhecer um pouco mais de nossa história e da grandiosidade de sua música acondicionados numa embalagem sofisticada que não deixa nada a dever aos grandes e poderosos centros de produção artística mundial.

Para Saber mais sobre Dalva de Oliveira e Herivelto Martins

Site oficial da minissérie

Dalva de Oliveira na Wikipédia

Herivelto Martins na Wikipédia

Blog sobre Dalva de Oliveira



Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. valeria duarte permalink
    13/01/2010 8:12 PM

    foi otimo rever esse romance passional pois tudo se repete na nossa atualiade!!!!

  2. 13/01/2010 8:38 PM

    Foi mesmo! Mas haja saúde para levar uma vida assim tão passional, tão louca!

Trackbacks

  1. Dalva e herivelto – paixão e sofrimento produzindo arte « Blog Poema Passageiro (a Vida)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: